terça-feira, 7 de abril de 2015

Pitangueira


Em casa temos uma pequena pitangueira em um vaso. Certa vez a desenhei e resolvi fazer uma gravura. Comecei a partir do desenho. Quando estava em casa resolvi continuar o desenho na matriz, observando diretamente a planta. Então fica uma dica: se você vai desenhar a lápis e pretende passar uma goma laca meio escura... não faça de lápis! Acabei sumindo com quase todo o desenho, e usei uma caneta nanquim para desenhar praticamente tudo de novo... Mas recomendo usar a goma laca sim, pois fica mais fácil visualizar a gravação sendo feita. Mas esqueçam usar grafite antes. Não sei se outros tipos de lápis coloridos funcionariam. Ou uma goma laca mais clara (só tenho de cor mogno).
Outra curiosidade, a gravação eu fiz num dia só. De certo que há quem faça isso normalmente, mas fazia tempo que não me empolgava e me concentrava em algo assim, por horas seguidas.
E assim finalmente tenho 24 imagens para terminar meu livro de gravuras. Por alto, já estou há um ano e meio com esse projeto. Agora só falta viabilizar as últimas impressões, decidir a ordem das páginas, a encadernação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário