sábado, 2 de maio de 2009

Nuvens

Em meados de 2007 comecei a observar com frequência o entardecer e por consequência também as nuvens, como se formavam e mudavam. A partir daí pintei algumas telas, e passei a dedicar algum tempo observando o céu e as nuvens em horários diversos. Após acumular algum conhecimento desta temática e da pintura, fiz a seguinte tela:

Nuvem - 2007 - óleo s/ tela - 60x90 cm

O espaço em branco abaixo foi inicialmente deixado por estar em dúvida de completar o céu ou dispor algum elemento de paisagem. Então nas discussões na aula de pintura e conversando com outros amigos fui dando conta da ambiguidade desta faixa de tela. No momento em que sua superfície estivesse toda coberta, a pintura seria um plano ilusório por completo. A permanência de alguma tela no entanto evidencia a estruturação da pintura e o ilusionismo, sem necessariamente desfazê-lo.

Céus I, II, III - 2008 - óleo /s tela - 90x120 cm

Em seguida, numa série de três telas, a faixa em branco foi assimilada tomando uma proporção menor. A composição das cores foi desenvolvida em três situações um pouco dististintas, procurando diversificar os efeitos e os aspectos das nuvens. Apesar de não muito visível na fotografia, o tratamento da superfície também favorece a diferenciação de algumas áreas, ajudando na sensação de profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário