sábado, 9 de maio de 2009

Nuvens - Observação

Desenhos de observação - grafite s/ papel - 2008

Desenhar de observação tem sido uma prática importante desde o primeiro ano da graduação. Primeiro como um meio de expandir meu entendimento do desenho, até então muito atrelado a referências fotográficas. A dificuldade de manter o detalhamento fez-me partir para outros aspectos daquilo que retratava, e a lidar de maneiras diversas com os sinais gráficos e o espaço do papel. Com a prática frequente, tornou-se um campo especulativo sobre os temas e de como o desenho se desenvolve ao tratar de necessidades específicas e objetivas de representação.

Pinturas de observação - óleo s/ tela - 20x30 cm - 2008

Na pintura, desenvolvi poucos trabalhos desta maneira. A composição das cores é mais desenvolta, pois há como comparar a sensação visual no mesmo instante. Porém, a disposição e as relações entre as partes, sem o artifício da anotação rápida do desenho, é dificultada em alguns momento. Em questão de minutos as cores podem se alterar bastante, restando complementar o trabalho por memória, por comparação da situação atual do céu e do conhecimento acumulado.

Nas pinturas mais recentes, ainda em andamento, reuni esses modos distintos, anotando a lápis de cor a estrutura das nuvens, indicações de textura, distância e cores. A continuidade tem sido feita como anteriormente indicado, complementando memória, conhecimento e o céu atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário