segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Rinoceronte e Javali
Talvez eu faça alterações mínimas, mas estes são dois novo quadros que terminei hoje. Na foto talvez não fique muito evidente, mas usei tinta acrílica metalizada junto com a comum. Em breve devo concluir os desenhos que deram origem às telas. Teêm o mesmo tamanho e a princípio foram feitos apenas como estudo para os quadros, mas resolvi terminá-los a lápis de cor.
Editei as fotos para melhorar as cores, mas não estranhem como as miniaturas aparecem, o site aqui alterou-as bastante.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Nuvens
Tenho a impressão que a formação das nuvens e a relação entre elas estão mais variadas que nas primeiras telas, em parte por estar usando pincéis menores e evitando de alisar a tinta sem critério. Mas conta a favor também que entre estas e as primeiras telas fiz vários desenhos que aprofundaram a compreensão sobre as nuvens.
sábado, 12 de setembro de 2009
Céu Noturno
Poucos sabem flutuar nos azuis
profundos de um céu de pouca luz.
Os olhos que querem muito ver
desistem fácil das delicadezas.
Um céu noturno, quase sem lua,
ecoa um sussurro luminoso,
revelando tênues silhuetas
de morros, lagos, e linhas de transmissão.
Ergue-se os olhos e o azul que vibra
estremece ainda que imóvel o céu noturno,
e a alma incerta no arco se localiza,
o arco da abóbada de uma construção sem paredes.
A alma, um momentâneo centro de uma curva indescritível.
-----
(Revendo alguns poemas que fiz, creio ser este o único que escapou da febre juvenil)
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Antenas - Sublimação
Já Sublimação foram pinturas feitas no começo de 2009, utilizando tinta acrílica metalizada. Não foi possível fazer aparecer na foto, mas partes da pintura funcionam minimamente como espelhos, por causa da dispersão dos metais na camada de tinta. Este efeito é obtido aumentando a proporção de medium acrílico permitindo que mais luz entre e saia da pintura
sábado, 4 de julho de 2009
Cão - relevos policromados
Estes três trabalhos começaram nas aulas de modelagem, quando foi sugerido transpor um de nossos desenhos para um alto relevo em argila. Depois, faríamos um molde em silicone, para copiá-los em gesso ou outro material. O original estourou na queima para virar cerâmica, pois até então não sabia dos cuidados necessários para não deixar ar na massa. Mas tenho uma cópia em cerâmica, que espera terminar a esmaltação de alta temperatura, quando for conveniente.
Fiz duas cópias completas em gesso, a segunda esculpida depois para retirar um detalhe do que seria os ombros do cão, e uma meia cópia que não teve o molde todo preenchido, destacando somente a cabeça.
Na avaliação, isto no segundo semestre de 2004, pintei uma delas com tinta acrílica. As cores eram basicamente o marrom, castanho, amarelo e branco. Em 2007 pintei as duas seguintes, quando voltei a pintar em tela. Tentei melhorar e variar o uso das cores, mas o resultado não ficou do agrado. Recentemente então retomei a pintura das três, variando entre a coloração 'naturalista' e o uso de tintas metalizadas.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Paisagem - Ônibus
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Primeiras observações
Outro ponto importante foi atentar a paisagem, pois estava muito acostumado a trabalhar uma figura isolada.
Os modelos vivos tiveram sua relevância também. Em especial pelas poses curtas, cuja rapidez estimula a síntese, obrigando a resolver o desenho em poucos traços.
sexta-feira, 12 de junho de 2009
'Máquina' - Museu de Arte de Ribeirão Preto
Exposição do Projeto Curatorial Temático “Máquina”, de Evandro Nicolau e Sérgio Bonilha (São Paulo-SP), selecionado no Programa Exposições 2009 – Andrei Thomaz (São Paulo-SP), Branca de Oliveira (São Paulo-SP), Carlos Delfino (São Paulo-SP), Fernando Velazquez (São Paulo-SP), Paulo Laurentiz (São Paulo-SP), PINO (São Paulo-SP), Renzo Assano (São Paulo-SP), Rodolfo Leão (São Paulo-SP) e Yukie Hori (São Paulo-SP).Estou participando na exposição com o trabalho 'Fresta'. Em duas portas do museu foram instalados um conjunto de leds brancos, controlados eletronicamente. Os padrões simulam a presença de pessoas ou algum tipo de atividade por detrás delas. Aí vão algumas imagens:
Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto-SP. Terça a sexta-feira, das 09:00 às 18:00 horas; sábados, domingos e feriados, das 12:00 às 18:00 horas. Até 12/07/2009. Informações no MARP (16) 3635 2421.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
sábado, 9 de maio de 2009
Nuvens - Observação
Desenhos de observação - grafite s/ papel - 2008
Desenhar de observação tem sido uma prática importante desde o primeiro ano da graduação. Primeiro como um meio de expandir meu entendimento do desenho, até então muito atrelado a referências fotográficas. A dificuldade de manter o detalhamento fez-me partir para outros aspectos daquilo que retratava, e a lidar de maneiras diversas com os sinais gráficos e o espaço do papel. Com a prática frequente, tornou-se um campo especulativo sobre os temas e de como o desenho se desenvolve ao tratar de necessidades específicas e objetivas de representação.
Pinturas de observação - óleo s/ tela - 20x30 cm - 2008
Na pintura, desenvolvi poucos trabalhos desta maneira. A composição das cores é mais desenvolta, pois há como comparar a sensação visual no mesmo instante. Porém, a disposição e as relações entre as partes, sem o artifício da anotação rápida do desenho, é dificultada em alguns momento. Em questão de minutos as cores podem se alterar bastante, restando complementar o trabalho por memória, por comparação da situação atual do céu e do conhecimento acumulado.
Nas pinturas mais recentes, ainda em andamento, reuni esses modos distintos, anotando a lápis de cor a estrutura das nuvens, indicações de textura, distância e cores. A continuidade tem sido feita como anteriormente indicado, complementando memória, conhecimento e o céu atual.
domingo, 3 de maio de 2009
sábado, 2 de maio de 2009
Nuvens
Nuvem - 2007 - óleo s/ tela - 60x90 cm
Céus I, II, III - 2008 - óleo /s tela - 90x120 cm